Para sincronizar os arquivos de Backup do Automasys pelo Google Drive, você precisa de uma conta no Gmail. Para criar uma conta clique aqui. Caso já possua, siga os passos a seguir.

 

1- Baixe aqui o arquivo de instalação do Google Drive

 


2- Leia os termos de serviço do Google. Se concordar, clique em Concordar e fazer download.

 

 


3- Após o passo anterior, será feito o download do instalador, aguarde até a conclusão. Verifique no seu navegador, onde está o arquivo baixado ou vá até a pasta de Downloads e busque pelo arquivo installbackupandsync.exe . Clique sobre ele e faça a instalação.

 

 

 

 

 


4- Após a instalação, na barra de tarefas, procure pelo ícone do Google Drive, clique e irá aparecer uma janela. Agora clique em Fazer login.

 

 

 


5- Clique em Primeiros Passos

 

 

 

6- Digite seu E-mail e senha do Gmail. Caso ainda não tenha a conta, clique em Criar uma conta.

 

 

 

 


7- Se estiver tudo certo, irá aparecer a tela de seleção de pastas.

Obs: Como nosso intuito é apenas o backup dos arquivos de dados do Automasys, essa parte fica a seu critério fazer backup de outras pastas pessoais. Caso não queira fazer o Backup de outras pastas, basta clicar em Próxima.

7.1 Caso já tenha alguma pasta no seu computador de Backup do Automasys, basta selecionar e deixar como ativo.

 

 


8- Nessa tela, também fica a seu critério fazer o Backup de outras pastas. Se estiver tudo certo, basta clicar em Iniciar.

 

 


9- Na sua área de trabalho, verifique se a pasta Google Drive, foi criada. Se foi criada, abra.

 


10- Se você selecionou alguma pasta para Backup, aparecerá nesse local.

Você também pode criar alguma pasta. Crie com um nome fácil de se lembrar.

 

 


11- Agora, faça o processo de criação pelo programa Automasys Retaguarda. Se ainda não sabe fazer, veja nosso tutorial Tutorial Backup . Selecione a pasta do Google Drive. Geralmente se encontra C:\Users\NomeDoPc\Google Drive . Mas se você havia selecionado ou criado outra pasta, selecione o caminho  C:\Users\NomeDoPc\Google Drive\ + o nome da pasta.
Verifique se a pasta foi realmente selecionada e clique em Gerar Backup.

 

 


12-Importante, verifique o status dos arquivos enviados.

 

 

Pronto, os arquivos do Backups, foram salvos no Google Drive. Mas também é importante a criação dos backups em algum Pen Drive, HD Externo ou alguma outra mídia removível, pois caso não haja internet, o serviço do Google Drive não funcionará.

Também é muito importante, que esse processo seja feito todos os dias, porque,  caso haja algum problema nos dados, as informações possam ser recuperadas as mais atuais possíveis.

Atenção: Não delete os arquivos da pasta Google Drive tanto no seu computador, como no serviço Web, pois caso delete e o sincronismo esteja ativo, você perderá os arquivos salvos no serviço do Google Drive.